A atual forma de atendimento adotado pelo sistema de saúde das redes particulares é o Free-for-service (pagamento por procedimento). No entanto, a operadora SulAmérica Saúde pretende implantar o sistema Capitation. Este sistema fixa o valor de remuneração para o médico/clínica de acordo com o número de beneficiários sob sua responsabilidade. Esse valor, é baseado na expectativa de uso dos serviços de saúde e pode ou não ser ajustado.
🩺
A previsão é de que o sistema seja implantado inicialmente no ramo da oftalmologia do Distrito Federal, a partir do dia 1º de abril. Com o sistema capitation, o paciente terá à disposição uma cobertura assistencial cinco vezes menor, com reduzidas opções de escolha. Além disso os tratamentos que estão em andamento serão descontinuados. A SulAmérica Saúde vai aglomerar 95% de seus usuários em apenas cinco clínicas em todo o DF, ao invés de espalhá-los nas mais de 25 clínicas atualmente credenciadas.
🏥
É importante reforçar que o sistema capitation implantado pela SulAmérica Saúde, pode se estender para todas as especialidades de medicina no país, influenciando os demais planos de saúde. Impactando de forma negativa no sistema de saúde privada, que poderá sofrer grave queda no padrão de qualidade e enxugamento na rede de clínicas e consultórios.
🤝
A Bluemed está pronta pra orientar sua Clínica/Hospital nos melhores caminhos e alternativas, diante das mudanças que estão ocorrendo no mercado de saúde. Entre em contato conosco e solicite uma visita sem compromisso
.
Fonte: Jornal de Brasília


